Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

domingo, 30 de agosto de 2015

Teatro sobre drogas

Apresentação da turma do 1º ano do EM durante as celebrações da Trezena de Santo Antônio em junho de 2015.

Durante as celebrações da Trezena de Santo Antônio deste ano de 2015 em Granada, a escola foi convida pelo pároco Pe. Alex Martins a participar no dia 11 de junho da missa, com o envolvimento dos alunos na celebração. Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio realizou uma bonita apresentação na Igreja refletindo sobre drogas, com o objetivo de conscientizar os jovens a esse respeito. Os presentes elogiaram a atuação dos alunos e ficaram bastante emocionados com a mensagem transmitida.

Além de ser um trabalho de integração com a comunidade, o teatro na escola reflete o papel da escola hoje. A escola pode e deve fazer um trabalho de estímulo aos seus alunos. O teatro é uma operação realizada em grupo, o que ajuda o estudante a conhecer a si próprio e abre espaço para reconhecer seus sentimentos. O jovem como parte de um grupo se sensibiliza e desenvolve o senso de responsabilidade. Afinal, a escola deve oferecer ao aluno o direito de participar, ser ouvido e compreendido.

O teatro é um seguimento da literatura que proporciona tudo isso. Sua aplicação em sala de aula incentiva a oralidade, a dramatização, os gestos e a linguagem musical. Além de mostrar a beleza da língua e produz conhecimentos. Dessa maneira, podemos colocar em prática os sonhos de Drummond:

"Escola dos sonhos. Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender. Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar. Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente. Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocramente embalados nos livros didáticos descartáveis. Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar e criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção."

(Carlos Drummond de Andrade)

Disponibilizamos abaixo o vídeo da apresentação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Granada

Granada
Vista Parcial