Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BIOFISQUI 2015 - TEMA: SUSTENTABILIDADE

PARTE I

A feira científica ao longo dos anos vem sofrendo adaptações e neste ano a equipe de educadores da escola em conjunto com os alunos decidiu trabalhar a temática Sustentabilidade, envolvendo os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. A cada ano, os alunos se envolvem mais nos projetos de pesquisa e um dos destaques deste ano é o projeto envolvendo o jardim da escola, sob a coordenação das professoras Fernanda Clemente Machado Frade, Joana Darc de Assis Clemente, Zilda Goulart e Marcela Araújo/Rozeli com a colaboração dos demais profissionais da escola. Os textos abaixo foram produzidos pelos alunos com a orientação das professoras Rozeli e Joana.




Sustentabilidade


A sustentabilidade é muito importante para o nosso planeta. Acompanhamos no dia a dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente é fundamental. Preservar os bens naturais e a dignidade humana é um desenvolvimento que não esgota o recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza, dando retorno sustentável. A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens materiais com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento  econômico para a humanidade.

Lídia Thalia.





Sustentabilidade.

A partir do dia 10 de agosto de 2015 a nossa escola começou a fazer um projeto sobre a sustentabilidade . Na escola tem um jardim e uma horta só que os dois estão bem descuidados. Então algumas pessoas decidiram fazer um novo jardim e uma nova horta.

Para fazê-la, a gente usou garrafas pet e jneus, nós fizemos uma flor de garrafas aí em cada pétala vamos plantar alface, hortelã- pimenta e flores.

A sustentabilidade é usada para definir ações e atividades humanas sem comprometer o futuros das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Eduarda Teixeira Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Granada

Granada
Vista Parcial