Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa

A escola comemora a seleção dos textos dos alunos Geraldo da EJA e Mateus do 8º ano na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa. É uma grande conquista dos alunos e da escola!
Segue o e-mail recebido com a notícia e os textos selecionados:

"Olá,

Vimos informar que um texto produzido na sua escola foi selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Veja abaixo as informações sobre o texto classificado:
TÍTULO DO TEXTO: Reflexos do Progresso
CATEGORIA: Artigo de opinião
ALUNO(A) AUTOR(A): Geraldo Magela Ferreira da Silva
PROFESSOR(A): Beatriz dos Santos Clemente Machado
DIRETOR(A): Amélia Aparecida de Assis Lopes
ESCOLA: EE PROF ERNESTO DE MELO BRANDAO
MUNICÍPIO/UF: Abre Campo/MG

TÍTULO DO TEXTO: Lembranças dos Velhos Tempos
CATEGORIA: Memórias literárias
ALUNO(A) AUTOR(A): Mateus da Silva Abreu
PROFESSOR(A): Beatriz dos Santos Clemente Machado
DIRETOR(A): Amélia Aparecida de Assis Lopes
ESCOLA: EE PROF ERNESTO DE MELO BRANDAO
MUNICÍPIO/UF: Abre Campo/MG
Enviamos os nossos cumprimentos aos(às) alunos(as), professor(a) e diretor(a). Parabéns pelo trabalho realizado!

As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção no periodo de 22 de setembro a 17 de outubro. Caso o texto da sua escola seja selecionado como semifinalista, a equipe da Olimpíada entrará em contato novamente.

Acompanhe as notícias da Olimpíada pela Comunidade Virtual (www.escrevendoofuturo.org.br).

Em caso de dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento: 0800 771 9310.

Agradecemos pela participação e desejamos boa sorte!

Equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro"


Categoria: Memórias literárias

Professor(a): Beatriz dos Santos Clemente Machado 
Aluno(a): Mateus da Silva Abreu 
Título: Lembranças dos Velhos Tempos 

Texto:
Granada foi o nome dado a este distrito, pois havia muitas pedras vermelhas por aqui. Vieram famílias de Abre Campo que formaram as primeiras comunidades e numa dessas que vivi os melhores momentos de minha vida. Nunca me esquecerei dos finais de semana, em que reunia-se toda a família ao redor de uma fogueira enorme, que iluminava a noite escura. E, assim, cada um que estava presente contava uma história. E com os meus dez anos me lembro que ficava ouvindo, e ao mesmo tempo deixava a imaginação correr solta como o vento. Aquilo era melhor que qualquer coisa que vocês possam sequer imaginar nos seus melhores sonhos. 

Então fui crescendo e aquela diversão ficou para trás, comecei trabalhar pesado nos canaviais. A cana era transportada em carros-de-bois para os engenhos, onde se fabricava um melado tão doce que não tenho palavras para descrevê-lo. Ele era transformado em rapadura, que minha mãe usava para preparar um café fresquinho, com cheiro maravilhoso e com aroma inconfundível. 

Hoje olho para este lugar onde vivo e me lembro daqueles tempos em que tudo isso era mais verde, mais alegre - Que bons tempos aqueles!-

Naquele tempo tudo era tranquilo, todo mês íamos assistir a missa na igreja de Granada. Não era fácil como hoje em que as pessoas vão em seus automóveis. As vezes, a gente ia em carros de boi, e outras vezes a pé, mas nada estragava o prazer de chegar lá e ver a igreja. 
Naquele tempo ela era mais rústica do que atualmente. O chão era de piso grosso, não tinha as escadas na entrada, não fazia diferença alguma, o que importava mesmo, era estar lá. 

Uma coisa que jamais me esquecerei foi o dia que eu vi pela primeira vez a televisão na casa do meu tio - Eu só conheci o aparelho quando tinha vinte anos - NOSSA! Aquilo foi incrível. Poder ver os programas, - pena que era só nos finais de semana. Antigamente as TVs eram grandes, feitas de um material diferente das de hoje. A imagem era bastante ruim totalmente diferente das atuais. Nossa! Eu até me perco no tempo, quando me lembro de como eram as coisas naquela época. Pena que tudo já se passou, mas uma coisa eu sei que jamais irá passar, as memórias que eu tenho deste querido lugar - bom, e para encerrar só me falta uma palavra que saiu do ar, mas acabei de me lembrar "FIM".

Categoria: Artigo de Opinião

Professor(a): Beatriz dos Santos Clemente Machado
Aluno(a): Geraldo Magela Ferreira da Silva
Título: Reflexos do Progresso

Texto:
Granada é um distrito localizado na zona da Mata Leste, no município de Abre Campo. Sendo produtor de café, milho, feijão e leite tem sua economia voltada basicamente para a agropecuária, gerando emprego e renda para a região. Mas, todas essas características foram parcialmente modificadas pela construção de duas usinas hidrelétricas em nossa região. A primeira barragem foi construída em 1998 na Cachoeira do Emboque, município de Raul Soares. Entretanto, grande parte da represa está situada no distrito de Granada. Já a segunda foi construída a poucos quilômetros acima de Granada, no ano de 2002. E, aos poucos, as casas, os campos de plantação e toda aquela bela paisagem foi cedendo lugar a uma imensidão de água. Em nome do "progresso", muitas pessoas trocaram suas terras e sua dignidade por dinheiro.

As pessoas desapropriadas receberam uma boa quantia em dinheiro como indenização. Apesar disso, essa indenização foi insignificante diante do grande desequilíbrio ambiental causado pela construção dessas represas. Na época, a companhia Força e Luzes Cataguazes-Leopoldina, responsável pela construção das barragens, elaborou um projeto de reflorestamento para compensar as áreas desmatadas. As mudas foram plantadas, mas não foram devidamente cuidados e a maioria acabou morrendo. 

As poucas que sobreviveram, agora, estão morrendo, pois não são espécies típicas da região, por tanto não estão adaptadas ao nosso clima. Mais de uma década depois, os reflexos do progresso são visíveis. Devido á pouca cobertura vegetal, a água das enxurradas levam a terra dos pastos e estradas para dentro das represas, desencadeando um grave problema de assoreamento. Esse fenômeno diminui a capacidade de armazenamento das represas, concomitantemente, aumenta o nível da água; isto faz com que nos períodos de chuvas a água do rio invada as ruas, alagando as casas e deixando para traz um rastro de sujeira e mau cheiro. 

Outro problema é a invasão de animais selvagens. Por falta de alimento, capivaras e outros animais invadem as poucas plantações que restaram provocando destruição e prejuízo aos produtores. Para minimizar pelo menos parte desse problema é preciso tomar algumas medidas essenciais como a elaboração de um projeto para modificar a infra-estrutura do distrito de Granada, que seria a transferência da rua São Lourenço para outro local, sem risco de alagamentos. 

Outra medida também essencial seria o reflorestamento das margens das duas represas, formando uma boa cobertura vegetal para filtrar a água das enxurradas e servir de abrigo e alimento aos animais. Por fim, é necessário dizer que o "progresso" quando não é devidamente planejado pode provocar consequências irreparáveis. Cabe a nós decidir se é esse o futuro que queremos. É essencial investir em fontes renováveis de energia, que não agridam o meio ambiente. Necessitamos de um desenvolvimento mais sustentável que atenda nossas necessidades sem comprometer os recursos naturais do planeta para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Granada

Granada
Vista Parcial