Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

domingo, 30 de agosto de 2015

BIOFISQUI - 2015 Apresentação das experiências cientiíficas

PARTE II

A partir de pesquisas e trabalhos realizados em sala de aula, no dia 26 de agosto de 215, tivemos a culminância do projeto BIOFISQUI na escola. Abaixo apresentamos um recorte do relatório de pesquisa realizado pelo 3º ano do Ensino Médio sob a orientação dos professores Beatriz S. Clemente Machado, Fernando Souza Silva e Ronaldo Gomes Machado.

A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza”.


Nagib Anderáos Neto

Usando os recursos naturais de forma consciente, a sustentabilidade visa grandes melhorias em nosso futuro. Com esse tema podemos realizar ações simples em nosso cotidiano, mas que poderão ajudar o meio ambiente e a vida de todos, garantindo um futuro promissor. A sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais da humanidade, sem que comprometa o futuro das próximas gerações. Assim, é uma forma inteligente de se usar os recursos naturais. Seguindo esses parâmetros, a humanidade será capaz de garantir o desenvolvimento sustentável das gerações futuras.
Um exemplo do ser sustentável é a exploração dos recursos vegetais de florestas e matas controlada, garantindo replantio sempre que necessário. Isso requer preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica. Ademais, a exploração dos recursos minerais (petróleo, minério, e carvão) de forma controlada e com planejamento. Outra maneira de ser sustentável é o uso de fontes de energia limpa e renováveis (eólica, geotérmica, hidráulica, etc).

Essas ações, além de preservar as reservas de recursos minerais, diminui a poluição do ar. Devemos adotar a reciclagem, pois dessa maneira, além de diminuir grandes quantidades de lixo em nosso planeta, gera renda. O desenvolvimento da gestão sustentável nas grandes empresas, poderá diminuir o desperdício de matéria - prima e o desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. 
Por isso, sempre que possível, devemos nos preocupar com atividades voltadas para o consumo controlado de água, evitando o desperdício. Além disso, devemos adotar medidas que tenham como objetivo a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos e/ou contaminados.

VIVIANE P. FERREIRA, LUCIANO GOMES, IGOR VALENTIM, THIAGO S. PEREIRA, LEANDRO, GUSTAVO H. D. ABREU, JANAINA M. TEIXEIRA, ANISIO R. MACHADO,  RENATA S. SERTANEJO e MICHELE M. RESENDE.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Granada

Granada
Vista Parcial