Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

domingo, 30 de maio de 2010

Década de 60 (Trabalho realizado com os alunos do 9° ano nas aulas de Português

A música de protesto

Politicamente engajados com as propostas de esquerda, muitos cantores e compositores faziam de sua arte uma forma de protesto contra a opressão e a ditadura na década de 1960. A música de protesto retratava as crenças por uma sociedade mais igualitária, abordando problemas sociais, econômicos e políticos. Os compositores engajados eram duramente perseguidos pela censura, e muita de suas canções eram censuradas. Os principais movimentos musicais dos anos 1960 foram o Grupo Opinião, a Bossa Nova, a Jovem Guarda e o Tropicalismo, segundo os dados do livro Projeto Ariribá História, de Maria Raquel Apolinário Melani.
O grupo Opinião era um teatro de protesto e de resistência, núcleo de estudos e difusão da dramaturgia nacional e popular. Fundado em 1964, logo após o golpe militar e reúne artistas ligados ao Centro Popular de Cultura da UNE. Seu grande sucesso é o musical “opinião” com participação de Zé Kiti, João do Vale e Nara Leão (substituída por Maria Bethânia), sob a direção de Augusto Boal.
Já a Bossa Nova, foi um movimento de música popular brasileira surgida na capital fluminense. Alguns críticos musicais destacam a grande influência da cultura americana. Ela foi um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinícius de Morais, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
A Jovem Guarda foi um movimento que mesclava música, comportamento e moda. Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década (comandada por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles) e pela precursora do rock no país, Celly Campelo. Com isso, faziam uma variação nacional do rock com letras românticas e descontraídas voltada para o público jovem. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1995. A expressão “Jovem Guarda’ começou a ser usada com a estréia do programa que tinha este nome tirado do discurso de Marx, onde dizia: “ O futuro está nas mãos da Jovem Guarda”. O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi impulsionado pelo público jovem, porém agradou pessoas de todas as idades.Entre os artistas do movimento destacaram-se Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Silvinha, bandas como Blue Caps, Trio Esperança, Golden Soys, entre outros.
O tropicalismo surgiu de um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência de correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade sob o regime militar. O movimento manifestou-se principalmente na música, manifestações artísticas em cinema e teatro. Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso denominada exatamente de “tropicália”.


WIKIPÉDIA: A música de protesto. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Música_de_intervenção -. Acesso em: 16 de março de 2010.

MELANI, Maria Raquel A. São Paulo: 2008.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exposição: Memórias










Larissa, Viviane, Luíza, Janaína, Prof.ªBeatriz e Michele




Profª. Raquel junto com alunas do 8º ano
Luiza, Janaína e Michele do 7ºano

Os alunos do 7º ano e do 8º ano fizeram hoje uma exposição de trabalhos sobre a memória de Granada e região.
A partir de entrevistas feitas e materiais antigos, fizeram a mostra com a participação dos alunos da escola e funcionários.
A aluna Jaqueline Silva do 8º ano falou um pouco sobre o trabalho realizado na sala e as pesquisas feitas, lembrando que essa é a proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa na qual todos os alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estão engajados que tem como tema "O lugar onde vivo".
Os alunos apresentaram o conteúdo da amostra e a aluna Luíza Clemente do 7ºano falou da entrevista que fez com o morador José Clemente Sobrinho, 75 que deu muitos detalhes sobre como era a vida antigamente.
A diretora Amélia falou das lembranças que vieram à tona a partir da apresentação de Luíza e sobre a importância desse momento de reviver o passado.
Foi um momento muito importante, sem dúvida, para o crescimento dos alunos que puderam analisar características peculiares da vida antigamente na nossa região para melhor compreender o presente e valorizar o lugar onde vivem.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Fantástico Mistério de Feiurinha

Os alunos do 9º ano estão preparando a peça teatral "O Fantástico Mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira para o mês de julho.


Aguardem informações!

Granada

Granada
Vista Parcial