Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

domingo, 30 de maio de 2010

Década de 60 (Trabalho realizado com os alunos do 9° ano nas aulas de Português

A música de protesto

Politicamente engajados com as propostas de esquerda, muitos cantores e compositores faziam de sua arte uma forma de protesto contra a opressão e a ditadura na década de 1960. A música de protesto retratava as crenças por uma sociedade mais igualitária, abordando problemas sociais, econômicos e políticos. Os compositores engajados eram duramente perseguidos pela censura, e muita de suas canções eram censuradas. Os principais movimentos musicais dos anos 1960 foram o Grupo Opinião, a Bossa Nova, a Jovem Guarda e o Tropicalismo, segundo os dados do livro Projeto Ariribá História, de Maria Raquel Apolinário Melani.
O grupo Opinião era um teatro de protesto e de resistência, núcleo de estudos e difusão da dramaturgia nacional e popular. Fundado em 1964, logo após o golpe militar e reúne artistas ligados ao Centro Popular de Cultura da UNE. Seu grande sucesso é o musical “opinião” com participação de Zé Kiti, João do Vale e Nara Leão (substituída por Maria Bethânia), sob a direção de Augusto Boal.
Já a Bossa Nova, foi um movimento de música popular brasileira surgida na capital fluminense. Alguns críticos musicais destacam a grande influência da cultura americana. Ela foi um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinícius de Morais, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
A Jovem Guarda foi um movimento que mesclava música, comportamento e moda. Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década (comandada por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles) e pela precursora do rock no país, Celly Campelo. Com isso, faziam uma variação nacional do rock com letras românticas e descontraídas voltada para o público jovem. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1995. A expressão “Jovem Guarda’ começou a ser usada com a estréia do programa que tinha este nome tirado do discurso de Marx, onde dizia: “ O futuro está nas mãos da Jovem Guarda”. O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi impulsionado pelo público jovem, porém agradou pessoas de todas as idades.Entre os artistas do movimento destacaram-se Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Silvinha, bandas como Blue Caps, Trio Esperança, Golden Soys, entre outros.
O tropicalismo surgiu de um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência de correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade sob o regime militar. O movimento manifestou-se principalmente na música, manifestações artísticas em cinema e teatro. Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso denominada exatamente de “tropicália”.


WIKIPÉDIA: A música de protesto. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Música_de_intervenção -. Acesso em: 16 de março de 2010.

MELANI, Maria Raquel A. São Paulo: 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Granada

Granada
Vista Parcial