Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

domingo, 30 de agosto de 2015

Teatro sobre drogas

Apresentação da turma do 1º ano do EM durante as celebrações da Trezena de Santo Antônio em junho de 2015.

Durante as celebrações da Trezena de Santo Antônio deste ano de 2015 em Granada, a escola foi convida pelo pároco Pe. Alex Martins a participar no dia 11 de junho da missa, com o envolvimento dos alunos na celebração. Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio realizou uma bonita apresentação na Igreja refletindo sobre drogas, com o objetivo de conscientizar os jovens a esse respeito. Os presentes elogiaram a atuação dos alunos e ficaram bastante emocionados com a mensagem transmitida.

Além de ser um trabalho de integração com a comunidade, o teatro na escola reflete o papel da escola hoje. A escola pode e deve fazer um trabalho de estímulo aos seus alunos. O teatro é uma operação realizada em grupo, o que ajuda o estudante a conhecer a si próprio e abre espaço para reconhecer seus sentimentos. O jovem como parte de um grupo se sensibiliza e desenvolve o senso de responsabilidade. Afinal, a escola deve oferecer ao aluno o direito de participar, ser ouvido e compreendido.

O teatro é um seguimento da literatura que proporciona tudo isso. Sua aplicação em sala de aula incentiva a oralidade, a dramatização, os gestos e a linguagem musical. Além de mostrar a beleza da língua e produz conhecimentos. Dessa maneira, podemos colocar em prática os sonhos de Drummond:

"Escola dos sonhos. Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender. Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação. E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar. Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente. Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocramente embalados nos livros didáticos descartáveis. Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união. Que vocês aprendessem a transformar e criar. Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção."

(Carlos Drummond de Andrade)

Disponibilizamos abaixo o vídeo da apresentação.








BIOFISQUI - 2015 Apresentação das experiências cientiíficas

PARTE II

A partir de pesquisas e trabalhos realizados em sala de aula, no dia 26 de agosto de 215, tivemos a culminância do projeto BIOFISQUI na escola. Abaixo apresentamos um recorte do relatório de pesquisa realizado pelo 3º ano do Ensino Médio sob a orientação dos professores Beatriz S. Clemente Machado, Fernando Souza Silva e Ronaldo Gomes Machado.

A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza”.


Nagib Anderáos Neto

Usando os recursos naturais de forma consciente, a sustentabilidade visa grandes melhorias em nosso futuro. Com esse tema podemos realizar ações simples em nosso cotidiano, mas que poderão ajudar o meio ambiente e a vida de todos, garantindo um futuro promissor. A sustentabilidade é o termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais da humanidade, sem que comprometa o futuro das próximas gerações. Assim, é uma forma inteligente de se usar os recursos naturais. Seguindo esses parâmetros, a humanidade será capaz de garantir o desenvolvimento sustentável das gerações futuras.
Um exemplo do ser sustentável é a exploração dos recursos vegetais de florestas e matas controlada, garantindo replantio sempre que necessário. Isso requer preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica. Ademais, a exploração dos recursos minerais (petróleo, minério, e carvão) de forma controlada e com planejamento. Outra maneira de ser sustentável é o uso de fontes de energia limpa e renováveis (eólica, geotérmica, hidráulica, etc).

Essas ações, além de preservar as reservas de recursos minerais, diminui a poluição do ar. Devemos adotar a reciclagem, pois dessa maneira, além de diminuir grandes quantidades de lixo em nosso planeta, gera renda. O desenvolvimento da gestão sustentável nas grandes empresas, poderá diminuir o desperdício de matéria - prima e o desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. 
Por isso, sempre que possível, devemos nos preocupar com atividades voltadas para o consumo controlado de água, evitando o desperdício. Além disso, devemos adotar medidas que tenham como objetivo a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos e/ou contaminados.

VIVIANE P. FERREIRA, LUCIANO GOMES, IGOR VALENTIM, THIAGO S. PEREIRA, LEANDRO, GUSTAVO H. D. ABREU, JANAINA M. TEIXEIRA, ANISIO R. MACHADO,  RENATA S. SERTANEJO e MICHELE M. RESENDE.























quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BIOFISQUI 2015 - TEMA: SUSTENTABILIDADE

PARTE I

A feira científica ao longo dos anos vem sofrendo adaptações e neste ano a equipe de educadores da escola em conjunto com os alunos decidiu trabalhar a temática Sustentabilidade, envolvendo os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. A cada ano, os alunos se envolvem mais nos projetos de pesquisa e um dos destaques deste ano é o projeto envolvendo o jardim da escola, sob a coordenação das professoras Fernanda Clemente Machado Frade, Joana Darc de Assis Clemente, Zilda Goulart e Marcela Araújo/Rozeli com a colaboração dos demais profissionais da escola. Os textos abaixo foram produzidos pelos alunos com a orientação das professoras Rozeli e Joana.




Sustentabilidade


A sustentabilidade é muito importante para o nosso planeta. Acompanhamos no dia a dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente é fundamental. Preservar os bens naturais e a dignidade humana é um desenvolvimento que não esgota o recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza, dando retorno sustentável. A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens materiais com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento  econômico para a humanidade.

Lídia Thalia.





Sustentabilidade.

A partir do dia 10 de agosto de 2015 a nossa escola começou a fazer um projeto sobre a sustentabilidade . Na escola tem um jardim e uma horta só que os dois estão bem descuidados. Então algumas pessoas decidiram fazer um novo jardim e uma nova horta.

Para fazê-la, a gente usou garrafas pet e jneus, nós fizemos uma flor de garrafas aí em cada pétala vamos plantar alface, hortelã- pimenta e flores.

A sustentabilidade é usada para definir ações e atividades humanas sem comprometer o futuros das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Eduarda Teixeira Oliveira.



terça-feira, 25 de agosto de 2015

JEMAC 2015

A E.E. Prof. Ernesto M. Brandão é tricampeã dos Jogos Escolares do Município de Abre Campo

Parabéns aos nossos alunos atletas pelo excelente desempenho nos jogos pelo terceiro ano consecutivo em Abre Campo e aos professores de Educação Física Ronaldo e Emerson pelo excelente trabalho.

  



Granada

Granada
Vista Parcial