Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Há horas em nossa vida que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio. Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Concentramos nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável e a todos afeta indistintamente: As perdas do ser humano.
E aí, então, percebemos a importância da vida e do saber viver.
Que a gente cresça e não envelheça simplesmente. 
Nossa homenagem à grande guerreira Damores que não mediu esforços ao longo da vida para viver com dignidade e sabedoria, sabendo enfrentar os desafios que a vida lhe propôs sem perder a fé, a esperança e a garra. 
Deixa saudades a todos os familiares e amigos e, sobretudo, um lição de vida. Um legado que jamais será esquecido e deverá servir de exemplo a todos nós.
Cumpriu sua grande missão aqui na terra e agora está em Paz!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia de lazer na escola


No dia 07 de dezembro os alunos da escola puderam aproveitar a manhã com diversas atividades recreativas com direito a algodão doce e uma almoço especial.




sábado, 8 de dezembro de 2012

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estão abertas as inscrições para 50 mil vagas no ensino técnico em Minas

Interessados em uma vaga no ensino técnico têm uma oportunidade a partir de hoje (23/11), quando serão abertas as inscrições para a oferta de cursos no Programa de Educação Profissional (PEP) da Secretaria de Estado de Educação e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela Secretaria.


Ao todo, são quase 50 mil vagas ofertadas em várias regiões do Estado. Os interessados terão até o dia 17/12 para se inscrever no PEP. Devido ao grande número de acessos, os usúarios podem encontrar dificuldade para acessar o ambiente virtual do PEP.  A Secretaria recomenda que o úsuario que não conseguir tente novamente.

Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP. No ato da inscrição, ele deve informar em qual dos Programas deseja concorrer a uma das vagas. Independente do Programa escolhido, o candidato, precisará do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para se inscrever. No caso do PEP, ele também deverá informar o número do documento de Identidade. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá fazer a solicitação no ato da inscrição, informando a necessidade.

A seleção dos candidatos para os dois programas será feita por meio de uma única prova que será aplicada no dia 13/01/2013. O exame será composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns dessas duas disciplinas.

Quem pode concorrer
No PEP são ofertadas 30 mil vagas para 2013. Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, seja pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.

Já no Pronatec, as 18.533 vagas são destinas exclusivamente a estudantes. Podem concorrer alunos que, em 2013, estejam matriculados no ensino médio da rede pública (municipal, estadual ou federal), seja no ensino regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Da rede particular, só podem participar os alunos que cursam todo o ensino médio na condição de bolsista integral.

“O PEP hoje está mais voltado para os municípios estratégicos que estão recebendo mais financiamentos e novas empresas. Já em outros municípios, onde existem instituições do sistema S e Institutos Federais de Educação Tecnológica a oferta do ensino técnico será dada via Pronatec. Com os dois programas, o nosso leque de oportunidades é bem maior”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

PEP
O Programa de Educação Profissional oferta, em sua 7ª edição, mais de 50 cursos, em 82 municípios mineiros. Os cursos ofertados atendem a doze eixos tecnológicos, sendo eles: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Recursos Naturais; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais e; Ambiente Saúde e Segurança.

No Programa, a Secretaria de Estado de Educação assume o pagamento integral do curso o aluno, o que inclui o material didático. No PEP, os cursos são ofertados por instituições que integram a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio.

Pronatec
No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, as vagas são ofertadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai /MG) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac / MG).
Existem vagas em 42 diferentes cursos ofertados em 77 municípios mineiros. Entre os cursos que compõe a oferta de vagas estão: Mecânica, Eletrônica, Química, Edificações e Alimentos. Os alunos classificados para o Pronatec recebem uma assistência estudantil para o transporte escolar, alimentação e material didático.

Granada

Granada
Vista Parcial