Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

quarta-feira, 31 de outubro de 2012




Veja dicas para a prova de redação do Enem

Quem foge do tema ou escreve até sete linhas tira nota zero.
MEC exige que o aluno cumpra cinco competências; veja quais são.

Do G1, em São Paulo
8 comentários
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.
A redação será feita no dia 4 de novembro, o segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Veja os tema de redação nas edições do Enem
AnoTema da redação
1998Viver e aprender
1999Cidadania e participação social
2000Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006O poder de transformação da leitura
2007O desafio de se conviver com as diferenças
2008Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009O indivíduo frente à ética nacional
2010O trabalho na construção da dignidade humana
2011Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
G1 ouviu os professores de redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar dicas aos candidatos. Confira:
Aumenta as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.
Dá nota zero:
- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.
Outras dicas:
- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.

As competênciasNo ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
1ª competência
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2ª competência
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
3ª competência
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4ª competência
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
5ª competência
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Fonte: Inep/MEC
Mudanças na correção
A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
Veja ao lado aula de como organizar uma redação
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Veja ao lado dicas sobre o uso correto da vírgula na redação
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no sitehttp://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Informações importantes para os candidatos do ENEM


Guia Enem 2012: conheça todas as regras do exame no fim de semana

Veja também dicas sobre como se preparar antes das provas e como realizá-las da melhor maneira


iG preparou um Guia de dicas úteis para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última semana antes das provas que, desde 2009, também serve como vestibular para diversas instituições de ensino superior. Os cuidados que os candidatos devem ter com o estudo, com a alimentação e com o sono, além de como proceder durante a prova estão detalhados abaixo.
DATAS DAS PROVAS:  3 e 4 de novembro
Amana Salles/Fotoarena
Chegar cedo garante tranquilidade a candidatos
HORÁRIO:
- É recomendável chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados.
- Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília).
- A prova terá início às 13h (horário de Brasília)
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Já o tempo máximo é de 4h30, no sábado, e de 5h30, no domingo. 

TRANSPORTE:
- É recomendável que o candidato visite o local da prova antes do Enem. Verifique quanto tempo demora o percurso, quais são as opções para transporte público e qual é o melhor itinerário para chegar ao local do exame. 
O QUE LEVAR:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Canetas de outras cores não serão permitidas, pois impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
- Cartão de Confirmação da Inscrição. O cartão foi enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem .
- Documento de identificação original com foto. Serão aceitos: RG; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista e passaporte; carteira de motorista. Não serão aceitos: cópias de documentos, carteira de estudante, protocolos e documentos sem foto. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.
- Água. 
- Lanche.
Léo Pinheiro
Cartão de confirmação do Enem foi enviado pelo correio ou pode ser obtido pela internet
O QUE NÃO LEVAR:
- Lápis, lapiseira, canetas que não sejam da cor preta, borracha e apontador.
- Livros, manuais, anotações e impressos.
- Boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros.
- Calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, walkmans, gravadores, aparelhos de mp3 ou similares e relógios.
- Receptores ou transmissores de dados e mensagens.
DURANTE A PROVA:
Caderno de Questões
- Os Cadernos de Questões são apresentados nas seguintes cores: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O candidato deve assinalar a cor de seu caderno em seu respectivo cartão de respostas.
- O candidato deve verificar se o seu Caderno de Questões contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
- O participante deve transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões. Esta frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
Julien Pereira/Fotoarena
Para sair com o caderno, candidatos devem ficar no mínimo 4 horas no sábado e 5 no domingo
- O participante deve conferir seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, folha de Redação e lista de presença) e não se esquecer de assinar o nome no local indicado.
- Os candidatos só poderão levar embora os Cadernos de Questões nos últimos 30 minutos de prova.
- Os três últimos participantes presentes na sala só serão liberados juntos.
Inglês / Espanhol
- As provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos diferentes. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por apenas uma opção de idioma.
- Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
- No Cartão de Confirmação da Inscrição está registrada a opção de idioma escolhida pelo candidato. 

Dica: Exame não exige conhecimento aprofundado, mas interpretação de textos curtos
Redação
- A prova de Redação será realizada no dia 4 de novembro, junto com o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização do exame é de 5h30.
- O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter, no máximo, 30 linhas. O candidato deverá desenvolver uma reflexão sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
- O que dá nota zero na Redação: fugir do tema proposto, entregar a folha de Redação sem texto escrito, entregar a folha de Redação com texto insuficiente (até sete linhas), não desenvolver argumentos próprios, escrever impropérios e/ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
Divulgação
Estudantes surdos têm direito a intérprete de Libras no Enem
Atendimento especial
- Candidatos com deficiência física ou mental terão atendimento especial para poderem realizar os exames. Serão disponibilizados os seguintes serviços: prova em braile, prova ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar.
ESTUDO:
- Saiba tudo o que vai cair no Exame. A Matriz de Referência apresenta os conteúdos que estarão nas provas. Verifique quais são os assuntos que serão abordados em cada uma das matérias dos exames.
- Faça provas de anos anteriores para conhecer o exame e os seus próprios conhecimentos.
Assista aos vídeos com dicas do colunista do iG Mateus Prado, especialista em Enem, e leia suas colunas .
ig
Mateus Prado dá dicas em vídeo e colunas no iG Educação
 - Fique por dentro das atualidades. Leia jornais e revistas, assista TV, escute rádio e acesse portais de notícias. Ficar bem informado sobre o que está sendo noticiado pela mídia é fundamental para alcançar o sucesso no exame.
ALIMENTAÇÃO:
- Nos dias que antecedem o Enem, mantenha uma dieta balanceada e beba muita água.
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado. Os alimentos devem ser leves, como frutas, sucos, iogurtes e pães.
- Evite almoçar e/ou ingerir alimentos pesados e gordurosos antes da prova. Tais alimentos podem causar sonolência e desconforto estomacal.
SONO:
- Nos dias que antecedem o Enem, durma bem.
- Evite dormir tarde na véspera da prova.
- Como o exame tem início às 12h, se programe e esteja preparado para não sentir sono neste horário.
MOTIVOS PARA EXCLUSÃO:
- Apresentar identidade e/ou documentos falsos.
-  Destratar outros candidatos ou a equipe de aplicação da prova.
- Sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal.
 - Ir embora antes de decorridas duas horas do início da prova.;
- Colar ou conversar com outro candidato.
- Não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.

100 temas que podem cair na redação do Enem 2012

Olhar para o tema da prova de redação e não conseguir ter uma ideia para começar a escrever. O que se deve fazer quando a inspiração não vem? A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) difere-se da redação proposta nos vestibulares tradicionais, e requer que os alunos demonstrem uma visão crítica da realidade. Para que você saia do rascunho e ganhe agilidade na hora de oferecer soluções cidadãs para os problemas propostos, aUniversia Brasil selecionou os 100 temas mais prováveis que podem cair na redação do Enem 2012.

Reta final do Enem: o que e como estudar na última hora - Educação - Notícia - VEJA.com

Reta final do Enem: o que e como estudar na última hora - Educação - Notícia - VEJA.com



Possíveis Temas de Redação do Enem 2012


A redação é, sem dúvida, a parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que mais preocupa os participantes. Conseguir uma boa nota na redação do Enem pode ser o diferencial para entrar em alguma universidade federal. Devido à proximidade do Enem 2012, marcado para os dias 3 e 4 de novembro, muitos usuários do Brasil Escola têm nos perguntado o que pode cair como tema da redação do exame. No entanto, é preciso ressaltar que apontar possíveis temas de redação do Enem é sempre um jogo de adivinhação, mas vamos citar alguns.
Copa do Mundo e Olimpíadas
Estamos a dois anos da Copa do Mundo e a quatro das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Embora localizados apenas em algumas capitais, os dois maiores eventos esportivos do mundo mobilizam uma nação inteira. A redação do Enem pode cobrar do participante o conhecimento do tema, os aspectos positivos e negativos de sediar os eventos e como se preparar para eles. Mas atenção: só cite dados que podem ser comprovados. Evite, por exemplo, afirmar que a Copa do Mundo é uma “farra do dinheiro público”, se não tiver como provar isso.
Cotas
Este ano foi aprovada a Lei das Cotas, obrigando as universidades federais a reservarem metade das vagas para estudantes de colégios públicos até 2016. A lei causou muita polêmica e pode virar tema de redação do Enem. Se cair, o participante terá que se posicionar sobre as cotas e apontar argumentos convincentes. Para isso é importante se informar sobre a lei, saber quem ela beneficia e qual é o seu propósito.
Internet para mobilização social
As redes sociais foram tema da redação do Enem no ano passado, mas não é impossível que a internet seja novamente abordada nessa prova. Está cada vez mais comum usar a internet como um meio para a mobilização social, como no movimento mexicano chamado de “Yosoy132”. O participante do Enem poderá ter que dissertar até que ponto a internet é uma ferramenta capaz de mobilizar uma comunidade a protestar contra algo. Há resultados em protestar só pela internet? Qual a melhor forma de usar a internet para isso?
Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável foi realizada em junho, no Rio de Janeiro. A Rio+20 marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), que aconteceu na capital carioca no ano de 1992. A redação do Enem pode cobrar que o estudante disserte sobre desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e até que ponto essa preservação freia o desenvolvimento econômico.
Usina de Belo Monte
construção da Usina de Belo Monte é outro assunto polêmico que pode cair na redação do Enem 2012. É importante que o participante saiba a localização da futura usina, as áreas que serão inundadas ou afetadas pela diminuição da vazão do rio, o benefício de sua construção e os possíveis prejuízos ao meio ambiente.
Sugestões do Oficina do Estudante
De acordo com o diretor pedagógico do curso e colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, o estudante não deve se preocupar em “saber” qual tema será cobrado pela prova. Ele deve se preocupar, nesses últimos dias, em ler e se informar sobre os principais acontecimentos recentes e ultrapassar os aspectos específicos desses acontecimentos – por exemplo: quando ler sobre a Primavera Árabe, o importante é que o estudante tenha noção de que está tomando conhecimento de um processo bem concreto e específico de luta por direitos políticos; por isso, não há necessidade de “conhecer” previamente o tema da redação, tampouco “decorar” informações específicas.
Célio Tasinafo também aponta alguns temas que podem cair na redação do Enem 2012:
Questões ambientais, especificamente as relacionadas ao código florestal, à energia e à (RIO+20)
Tema constante nas questões da prova de Ciências da Natureza do ENEM e já presente em outros anos na prova de redação (a “máquina de chuva da Amazônia”, do exame de 2008). As polêmicas envolvendo ruralistas e as determinações previstas no código florestal podem aparecer, assim como o grande destaque dado às questões ambientais e ao desenvolvimento a partir dos debates da RIO+20.
Temas relacionados ao exercício da cidadania e à reivindicação por liberdade em países do mundo árabe
Em ano de eleições nos EUA e de pleitos municipais no Brasil, aspectos relacionados à cidadania em geral e, mais especificamente, à liberdade de imprensa e de expressão podem ser cobrados na prova de redação. Não acredito em um tema de redação específico sobre eleições ou sobre os protestos contra as ditaduras no mundo árabe, com desdobramentos ainda incertos. Mas acho bastante provável a cobrança de temas ligados ao exercício da cidadania de forma ampla.
Direitos Humanos: igualdade de gênero, combate às discriminações por orientação/identidade sexual e combate ao racismo
Os direitos das mulheres (especialmente em países de tradição islâmica) e o combate a práticas discriminatórias contra gays, negros e outras “minorias” podem aparecer em um tema de redação sobre os Direitos Humanos e as dificuldades para garantir a igualdade plena e efetiva entre todos. Ainda nesse campo, podemos ter uma proposta relacionada às medidas legais adotadas para efetivar a igualdade de oportunidades para negros e indígenas no Brasil (caso da Lei das Cotas).
No Banco de Redações também é possível conferir alguns temas atuais que podem ser cobrados. Confira abaixo alguns artigos que podem te ajudar a sair bem na redação do Enem:
Critério de correção das redações do Enem
Os 10 erros mais cometidos em redação
Os 10 mandamentos para uma boa redação!
O melhor tipo de redação
Redação no Enem – Parte I
Redação no Enem – Parte II
http://vestibular.brasilescola.com/blog/possiveis-temas-redacao-enem-2012.htm

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira/MG, no dia 31 de outubro de 1902, há 110 anos. Poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro, sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oportunidade


Copasa prorroga inscrições para concurso até 31 de outubro
O período de inscrições para o Concurso Público da Copasa e Subsidiárias foi prorrogado para o dia 31/10/2012 e a nova data da prova será dia 02/12/2012.
Para a Copasa são oferecidas 212 vagas de Auxiliar de Serviços de Saneamento. Na Copanor são 44 vagas para os cargos de Operador de Sistema, Oficial de Eletromecânica, Motorista e Técnico em Química, e, as Águas Minerais de Minas oferecem quatro (4) vagas de Técnico em Química e Técnico em Produção.
Os interessados podem fazer as inscrições até as 22 horas do dia 31/10/2012 pelo sitewww.gestaoconcurso.com.br
A taxa de inscrição para participar do Concurso Copasa é de R$ 35,00; Águas Minerais de Minas, R$ 30,00 e Copanor R$20,00.

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/copasa-prorroga-inscricoes-para-concurso-ate-31-de-outubro

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Mais de 3500 vagas em 64 cursos no Processo Seletivo 2013

Cursos Técnicos Presenciais   |   Cursos Técnicos a Distância   |   Cursos Técnicos do Proeja

Cursos Superiores   |   Curso de Formação Pedagógica   |   Curso de Especialização Técnica


Datas Importantes!

Isenção da Taxa de Inscrição

De 01 a 08 de outubro de 2012 - 


Vagas e cursos
O IF Sudeste MG oferece, nesse Processo Seletivo, cursos técnicos presenciais, técnicos a distância, cursos superiores de graduação e curso de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, com ingresso no 1º semestre de 2013. Já o de Formação Pedagógica para Enfermeiros tem início no 2º semestre do ano que vem. A instituição também oferta vagas pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com entrada no primeiro semestre de 2013.
Ao todo, são 64 cursos distribuídos nessas modalidades e nos câmpus que integram o IF Sudeste MG, somando mais de 3500 vagas.

Confira as informações detalhadas:

http://www.selecao.ifsudestemg.edu.br/



Cursos Técnicos Presenciais

Câmpus Barbacena:

  • Técnico em Agroindústria
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Hospedagem
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Nutrição e Dietética
  • Técnico em Química
  • Técnico em Segurança do Trabalho

Câmpus Juiz de Fora:

  • Técnico em Design de Móveis
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Eletromecânica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Eventos
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Metalurgia
  • Técnico em Transações Imobiliárias
  • Técnico em Transporte Rodoviário

Câmpus Muriaé:

  • Técnico em Agroecologia
  • Técnico em Comércio
  • Técnico em Eletromecânica
  • Técnico em Eletrotécnica
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Secretariado

Câmpus Rio Pomba:

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Alimentos
  • Técnico em Florestas
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Informática para a internet
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Secretariado
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Zootecnia

Cursos Técnicos a Distância

Câmpus Barbacena:

  • Técnico em Agropecuária, nos polos de Alfenas, Barbacena, Cataguases e Santana do Garambéu.
  • Técnico em Secretariado, nos polos de Barbacena e Santana do Garambéu.

Câmpus Juiz de Fora:

  • Técnico em Administração, nos polos de Almenara e Porteirinha.
  • Técnico em Segurança do Trabalho, nos polos de Almenara e Porteirinha.

Câmpus Muriaé:

  • Técnico em Administração, nos polos de Leopoldina e São Sebastião da Vargem Alegre.
  • Técnico em Agroecologia, nos polos de Leopoldina e São Sebastião da Vargem Alegre.

Proeja

Câmpus Juiz de Fora:

  • Técnico em Secretariado

Câmpus Muriaé:

  • Técnico em Orientação Comunitária

Câmpus Rio Pomba:

  • Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Cursos Superiores

Câmpus Juiz de Fora:

  • Engenharia Mecatrônica
  • Licenciatura em Física
  • Sistemas de Informação

Câmpus Muriaé:

  • Administração
  • Tecnologia em Design de Moda

Câmpus Rio Pomba:

  • Administração
  • Agroecologia
  • Ciência da Computação
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos

Câmpus São João del-Rei:

  • Licenciatura em Letras
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia Informação
  • Tecnologia em Logística

Granada

Granada
Vista Parcial