Bem-vindo!

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
Paulo Freire

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pausa para repor as energias. A partir de hoje entramos em recesso. Nossas atividades voltam ao normal a partir de 1º de agosto. 
O segundo semestre promete! 

terça-feira, 17 de julho de 2012

10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012

10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012


A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é conhecida por estar alinhada ao dia-a-dia do aluno e, por isso, está recheada de questões de atualidades. Confira 10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação

Universia Brasil conversou com dois professores do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo, para saber quais os temas que mais têm chance de cair na parte de atualidades no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É importante ressaltar que estar antenado dos acontecimentos atuais é essencial não somente para as provas de geografia.


Como o Enem é interdisciplinar, estes assuntos podem estar ilustrando uma questão de história ou defísica, por exemplo. O ideal seria estar bem atento às notícias que pautam a imprensa brasileira e internacional, mas para facilitar o seu trabalho oferecemos 10 temas com alta probabilidade de cair no Enem e nos vestibulares.

Portanto, embora “atualidades” não seja uma matéria padrão do Enem, como já dito, ela está estampada em outras questões do exame e exige conhecimentos de outras matérias, como entendimento de texto (português), história e geografia. Por exemplo, para entender a Guerra das Malvinas (um dos tópicos nos quais os professores apostaram) é importante saber um pouco sobre a história da Inglaterra e da Argentina.

Confira a seguir os 10 temas que podem cair no Enem 2012 de atualidades e redirecione melhor os seus estudos:


1- Guerra das Malvinas

3 décadas após a guerra entre a Argentina e Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas ou Falklands, a presidente argentina Cristina Kirchner reivindica as ilhas. “É um tema evidente para explorar o nacionalismo dos argentinos – tal como tentado pelo governo militar daquele país em 1982”, explanam os docentes.


2- Haiti

A pobreza no Haiti agravada pelo terremoto que devastou o país em 2010 tem consequências no Brasil. Muitos se mudaram para terras brasileiras a fim de encontrarem uma vida melhor. “Estima-se que cerca de 4 mil haitianos vivam no Brasil, 40% deles em situação irregular. O governo brasileiro, cedo ou tarde, terá de enfrentar a discussão sobre uma política de imigração para o país, principalmente pelo fato de nossa economia se apresentar em desenvolvimento, atraindo imigrantes de outros países latino-americanos, já que, além de haitianos, há um grande contingente de bolivianos vivendo no território brasileiro, muitos deles em condições bastante precárias”, explicam os professores.


3- Crise na Zona do Euro

A crise na Europa tem assustado investidores e posto em xeque a existência do Euro, moeda única europeia. “Destaque para os PIIGS, grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha – países com situação econômica mais crítica na zona do Euro (moeda única europeia). Isso porque houve certa irresponsabilidade fiscal por parte dos seus governos na última década – gastaram muito mais do que arrecadaram em impostos e aumentaram muito a dívida pública com relação ao PIB. Desde o ano passado, a expectativa geral do mercado internacional é que crescem as chances dos membros do PIIGS deixarem de pagar os juros e serviços de suas dívidas ou ainda não conseguirem honrar o resgate de títulos públicos. Tais expectativas aumentaram ainda mais, após a deflagração da crise na Grécia (cuja economia foi temporariamente “salva” graças a um aporte de capital da União Europeia, à renegociação de suas dívidas com seus principais credores e a um amargo e impopular pacote de corte nos gastos públicos)”, discorrem os dois professores.


4- Comissão da Verdade

Com a recente manifestação do governo sobre o impedimento da apuração do caso Vladimir Herzog em razão da Lei da Anistia, o assunto da Ditadura e da Comissão da Verdade ganhou novo fôlego. “Promovida pelo governo brasileiro no intuito de investigar abusos de direitos humanos cometidos durante a ditadura militar (1964 – 1985), a Comissão da Verdade pode ser um tema de redação”, palpitam Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo.


5- Novo Código Florestal

“Depois de 47 anos, o Brasil terá um novo Código Florestal, o conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para a preservação ambiental. O texto anterior, de 1965, sofreu uma série de remendos ao longo das décadas e há muito tempo não cumpria seus principais objetivos. De um lado, defasado e desconectado da realidade atual, limitava o desenvolvimento do setor agrário no país; de outro, por ser amplamente desrespeitado, não servia para impedir o desmatamento”, afirmam os professores.


6- Monarquia Constitucional

Com o aniversário de 60 anos da Rainha Elizabeth do Reino Unido, também conhecido como jubileu de Diamante pode despertar questões históricas: “O jubileu de Diamante (60 anos) da Rainha Elizabeth II do Reino Unido pode levar à cobrança de questões sobre as diferenças entre regimes absolutistas (soberania política concentrada totalmente nas mãos do Monarca, que acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo) e as monarquias constitucionais (o monarca é chefe de estado, mas o governo é exercido pelo primeiro – ministro e seu gabinete, definidos a partir da maioria parlamentar)”, explicam os professores da Oficina do Estudante.


7- Conferências da ONU sobre meio ambiente

Com a recente conclusão da Rio+20, o Enem e os vestibulares podem pedir questões sobre as conferências anteriores sobre meio ambiente. Os professores aconselham: “o estudante deve ficar atento a perguntas sobre: conferência de Estocolmo (1972); Eco 92 (Rio de Janeiro) e Rio+10 (Johanesburgo). Além disso, protocolos internacionais sobre temas relacionados à preservação ambiental também são importantes, como por exemplo, o protocolo de Kyoto sobre a emissão dos gases relacionados ao efeito estufa (1997)”.


8- Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latino americanos

Desde 1998, ano em que Hugo Chávez começou um processo de estatização das empresas exploradoras de petróleo na Venezuela, o tema tem sido recorrente na América Latina. “Em 2012, o presidente Evo Morales acelerou as nacionalizações na Bolívia e o mesmo caminho foi tomado por Cristina Kichner na Argentina”, assinalam os docentes.


9- Produção de energia hidrelétrica no Brasil e a usina de Belo Monte

“Tema recorrente nas provas de vestibular. A polêmica construção da Usina de Belo Monte na bacia do Rio Xingu e todos os impactos socioambientais a ela relacionados devem aparecer em vários exames”, apostam.


10- Rios Voadores

Como explicam os professores, “as chuvas que ocorrem no Brasil não são provenientes apenas da umidade que vem do oceano Atlântico e se condensa no continente. Boa parte delas se origina da evaporação e da transpiração da floresta Amazônica, que formam uma quantidade enorme de vapor de água que se desloca da região Norte até o Sul do país. Esses vapores são transportados pelos ventos até a cordilheira andina, que funciona como uma barreira natural e redireciona o percurso da umidade para o Norte da Argentina, o Uruguai, o Sul e o Sudeste do Brasil”. O tema tem relevância atual porque influencia nas temperaturas e no clima de duas regiões brasileiras. A pergunta, portanto, fica: o que acontecerá com o clima destes estados com a crescente devastação das matas amazônicas? Talvez você enfrente esta questão em uma redação de vestibular ou no próprio Enem.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O que mais cai nas questões de Geografia do Enem

O que mais cai nas questões de Geografia do Enem

Confira a lista com os temas mais frequentes nas questões de geografia do Enem. Veja a dica dos professores para saber o que pode cair esse ano. Enem 2012 acontece nos dias 3 e 4 de novembro

(Crédito: Shutterstock)
(Crédito: Shutterstock)
Além disso, você também pode conferir dicas para entender o sistema de avaliação do Enem, erros que podem eliminar sua redação, como acertar nas questões de espanhol e inglês e muito mais

Universia Brasil lançou este ano omapeamento inédito de todas as questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde a primeira prova, em 1998, até a edição mais recente, em 2011. Avaliamos, em parceria com diversos professores de cursinhos pré-vestibulares do Estado de São Paulo, quais são os assuntos mais recorrentes em todas as matérias cobradas pelo exame:químicafísicamatemáticahistória,redaçãoportuguêsbiologiaartes,atualidadesinglês e espanhol e, por fim,geografia.


Além disso, você também pode conferir dicas para entender o sistema de avaliação do Enem, erros que podem eliminar sua redação, como acertar nas questões de espanhol e inglês e muito mais. Confira a seguir o mapeamento de geografia.

Quem nos ajudou com as análises de geografia foi o professor Daril Francisco Feltrin, do cursinho Oficina do Estudante. Ele explica que se compararmos as primeiras edições do Enem às mais recentes iremos perceber que a prova ficou mais óbvia e simples. "Para acertar as questões, é preciso analisar a atualidade, ler jornais e boas revistas, prestar atenção nos noticiários, principalmente no que é analisado nos primeiros seis meses do ano, de janeiro a junho."

Ao mesmo tempo, o aluno deve estar atento a outras matérias. "A prova do Enem é interdisciplinar e geografia costuma ser relacionada com outras áreas de estudo, como a biologia, em análises de aspecto ambiental, e história, ao contar o contexto de determinado aspecto socioeconômico", explica o professor.

Confira o que mais é cobrado nas questões de geografia do Enem:


O que mais cai em geografia: 1. Agricultura

Dentro deste tema estão assuntos como reforma agrária e problemas de distribuição de terra, extrativismo predatório, agronegócio, agropecuária, fome e subalimentação no Brasil e América Latina, e possíveis impactos sociais da agricultura como, por exemplo, o êxodo rural. “Ao falar de agricultura ou agronegócio no Enem a questão provavelmente terá um texto introdutório com maior número de linhas, sendo cobrada do aluno boa interpretação de texto. Uma dica é tentar transformar o enunciado em uma alternativa correta”, indica Feltrin.

O que mais cai em geografia: 2. Aspectos Socioeconômicos

São cobrados assuntos como desemprego, migração, mortalidade infantil, natalidade, indicadores de saúde, índice de desenvolvimento humano (IDH), e dados sobre a população, como crescimento e envelhecimento. “Gráficos e tabelas aparecem especialmente nestas questões. É necessário prestar atenção diretamente na tabela e não apenas nas alternativas, identificando nela quais são as informações necessárias para responder a questão”, explica o professor.

O que mais cai em geografia: 3. Desenvolvimento e Impactos Ambientais

Questões sobre problemas ambientais como o desmatamento, efeito estufa, enchentes, recursos hídricos, petróleo, poluição, a usina hidroelétrica de Belo Monte, lixo e energia também são muito frequentes. Esses assuntos costumam estar relacionados com biologia. Para se ter uma ideia, no mapeamento feito pela Universia Brasil dessa matéria as questões de ecologia ficaram em segundo lugar. Para 2012, Feltrin indica assuntos como a Rio +20 e o código florestal com possibilidades de serem cobrado pelo exame.

O que mais cai em geografia: 4. Geopolítica

Os tópicos cobrados no Enem sobre geopolítica estão normalmente relacionados a algum contexto histórico apresentado no enunciado da pergunta. Assuntos como globalização, terrorismo, petróleo e guerras, MERCOSUL, união de livre comércio entre países da América Latina, primavera árabe e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) costumam cair com frequência. O professor Feltrin completa que o aluno deve “procurar informações em jornais, noticiários e mudanças geopolíticas recentes nos mapas, como por exemplo, a questão do novo país africano, Sudão do Sul, e a ONU (Organização das Nações Unidas), pois as pessoas que desenvolvem a prova costumam trabalhar muito com a atualidade”. Além disso, Daril indica assuntos como as eleições presidenciais nos EUA, ditadura militar no Brasil e a Comissão da Verdade, o populismo, trabalho escravo no estado de São Paulo e a imigração de haitianos para o País como grandes candidatos para serem cobrados no exame.
Independente do tema apresentado nas questões é a capacidade de interpretação de texto do aluno que irá indicar o seu sucesso. “A análise de tabelas, textos e mapas é muito frequente. O Enem costuma avaliar as habilidades e competências do aluno, não apenas conteúdos, pois é uma prova voltada para o ensino médio e não funciona como os vestibulares tradicionais”, completa o professor.

A seguir confira o mapeamento completo de todas as edições do Enem com tudo que mais cai nas questões de todas as matérias:




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Momento de lazer para os alunos

Na manhã de hoje os alunos da escola se reuniram no campo de futebol para um momento de lazer. Sob a coordenação dos professores de Educação Física Ronaldo e Emerson, todos os presentes se divertiram bastante com jogos de futebol e outras atividades recreativas.




















quinta-feira, 12 de julho de 2012

Receita Federal lança editais de concurso para 950 vagas



Por Larissa Alberti | Redação IMP – 09/07/2012 17:19:00


Mais de 200 cursos de Pós-Graduação a distancia a partir de R$ 169,00/ mes. Escolha aqui o seu.


Conheça mais matérias interessantes - clique aqui

A Receita Federal publicou hoje os editais do concurso público que oferecem 950 oportunidades de nível superior, sendo 200 vagas para o cargo de auditor-fiscal e 750 para o de analista-tributário. As remunerações são de R$ 13.600 e 7.996,07, respectivamente.


Auditor


Para concorrer ao cargo, o candidato deverá possuir diploma de graduação em qualquer área de formação. A seleção será composta por prova objetiva, de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico Quantitativo, Direito Civil, Penal e Comercial e Administração Geral e Pública), conhecimentos específicos I (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Auditoria) e conhecimentos específicos II (Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira). Haverá ainda prova dissertativa.


Entre as atividades a serem exercidas pelo auditor estão o lançamento do crédito tributário e de contribuições e a execução de procedimentos de fiscalização, tais como controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados.


As provas deverão ser aplicadas nos dias 15 e 16 de setembro. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 16 pelo site da banca responsável pelo concurso, Escola de Administração Fazendária. O prazo para as inscrições é 29 de julho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130.






Coletânea de provas de concursos corrigidas e comentadas






Analista


O cargo de analista oferece 700 vagas para qualquer área de formação e 50 para a área de informática. Das vagas previstas, 38 são destinadas a portadores de deficiência.


A seleção para o cargo será composta por prova objetiva, de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo e Administração Geral), conhecimentos específicos e prova dissertativa. Para qualquer área de formação, a prova de conhecimentos específicos vai abordar Direito Tributário, Contabilidade Geral e Legislação Tributária e Aduaneira. Já a prova de conhecimentos específicos para a área de informática vai abordar Direito Tributário, Contabilidade Geral e Informática.


Os aprovados deverão desenvolver atividades de natureza técnica, acessórias ou preparatórias ao exercício das atribuições privativas, e atuação no exame de matérias e processos administrativos.


As provas deverão ser aplicadas na data provável de 16 de setembro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 e 27 de julho pelo site da Escola de Administração Fazendária. A taxa de inscrição é de R$ 100.


Para mais informações, acesse os editais:


Auditor-fiscal


Analista-tributário


http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Receita+Federal+lan%C3%A7a+editais+de+concurso+para+950+vagas

Download grátis de livros pedidos em vestibulares no Universia Brasil

Além dos livros cobrados em 20 universidades, portal oferece resumo das obras


Os estudantes que estão se preparando para prestar os mais diferentes vestibulares do Brasil ganharam uma mãozinha da Universia Brasil. O portal da rede de colaboração universitária está oferecendo gratuitamente para 2013 as obras (e os resumos delas) de 20 processos seletivos importantes no país.

O acesso grátis a livros, que vão dos clássicos da literatura aos de conteúdo acadêmico específico, não é novidade no portal. Já são mais de 600 obras disponíveis. Mas passam a fazer parte da lista os textos pedidos em mais vestibulares do Brasil, como as federais de Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além das universidades mais concorridas de São Paulo, como USP e Unicamp.

De acordo com Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo do portal Universia Brasil, o processo de escolha dos livros disponibilizados envolve o interesse do leitor e pedidos por meio de enquetes e redes sociais. Os resumos das obras que caem no vestibular são elaborados por um grupo de professores de cursinhos e universidades parceiras. Segundo ela, o download grátis dos livros pedidos nas provas de literatura deve continuar pelos próximos anos, sendo atualizado à medida que os processos seletivos forem mudando.

"A proposta é dar chance de conhecer o livro a quem nao tinha essa oportunidade, democratizar o acesso ao conhecimento. A Universia quer impactar alunos de todo o país oferecendo livros de graça num mesmo endereço", diz Alexsandra. Até o final do ano, o portal tem a meta de disponibilizar o download livre de pelo menos 1000 livros.
Veja a lista dos livros e de seus respectivos vestibulares:
 - Auto da barca do inferno – Gil Vicente (USP, UNICAMP)

- A cidade e as serras – Eça de Queirós (USP, UNICAMP)

- Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida (USP, UNICAMP)

- Iracema – José de Alencar (USP, UNICAMP)

- Dom Casmurro – Machado de Assis (USP, UNICAMP, UFPE, UFPR)

- O Cortiço – Aluísio Azevedo (USP, UNICAMP)

- Inocência – Visconde de Taunay (Alfredo d’Escragnolle Taunay) (UFPR)

- O Primo Basílio – Eça de Queirós (UFPE, UFRGS)

- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (UFRGS, UEG)

- Mestre, Meu Mestre Querido!; Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra; Grandes São os Desertos, e Tudo é Deserto; Lisboa com suas Casas; Todas as Cartas de Amor São; Ode Triunfal; Lisbon Revisited (1923); Tabacaria; Aniversário; Poema em linha reta – Poemas de Álvaro de Campos – Fernando Pessoa. (UFRGS)

- Espumas Flutuantes – Castro Alves (UEL)

- O Bom-Crioulo – Adolfo Caminha (UEL)

- A Capital Federal – Artur Azevedo (UEL)

- A Confissão de Lúcio – Mario de Sá-Carneiro (UEL)

- Contos Gauchescos – João Simões Lopes Neto (UEL)

- Helena – Machado de Assis (UFJF)

- Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo (UFJF)

- Civilização e Singularidades de uma rapariga loira – Eça de Queirós (UFJF)

- Poesias Selecionadas – Gregório de Matos

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,download-gratis-de-livros-pedidos-em-vestibulares-no-universia-brasil,896868,0.htm

Teatro Infantil "A Onça de Asas"

de Walmir Ayala

Hoje na escola os alunos do 8º ano fizeram uma bonita apresentação de teatro em fantoches com a adaptação do texto de Walmir Ayala "A Onça de Asas". Foi um momento muito divertido e os alunos puderam mostrar o seu talento para os colegas e toda a comunidade escolar presente. A apresentação é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o começo do ano nas aulas de Português com os alunos, através do estudo e atividades com os diferentes gêneros textuais. Neste trabalho específico, seguindo a proposta do CBC - Língua Portuguesa no Eixo: Literatura e outras manifestações culturais, os alunos tiveram a experiência de estudar:
  •  A construção do texto teatral: as falas das personagens e os marcadores de cena indicados pelo autor.
  • A montagem da peça de teatro: texto, direção, iluminação, figurinos, cenário, etc.
  •  A literatura no teatro: autores e obras.
  • Produção de textos dramáticos para encenação na escola e/ou comunidade http://crv.educacao.mg.gov.br/
A encenação contou com a colaboração da professora de Artes, Fernanda e dos alunos do 9º ano, que confeccionaram o material para o cenário.
Parabéns a todos os alunos que brilhantemente demonstraram seu lado artístico com muita criatividade e animação.




























A Maior Flor do Mundo | José Saramago

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mercosul


Símbolo Oficial do Mercosul
Símbolo Oficial do Mercosul
Estabelecido em 26 de março de 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão para se tornar Estado membro; Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são países associados ao bloco, podendo participar das reuniões, no entanto, não possuem direito de voto. O principal critério para uma nação se associar ao Mercosul é ser integrante da Associação Latino Americana de Integração (ALADI).

Visando a organização institucional do Mercosul, foram criados órgãos para abordar temas específicos de interesse de todos os países integrantes. Entre os principais estão o Conselho do Mercado Comum (CMC), Grupo Mercado Comum (GMC), Comissão de Comércio do Mercosul (CCM), Parlamento do Mercosul (PM), Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM), etc.
A formação desse bloco proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entre os Estados membros, através da redução e/ou eliminação das taxas de exportação e importação. O Mercosul se enquadra na condição de União Aduaneira, pois, além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes, também regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco, sendo estabelecidas normas através da TEC (Tarifa Externa Comum).
No entanto, um dos objetivos propostos pelo Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando, além dos aspectos já citados, a livre circulação de capitais, serviços e pessoas, assim como ocorre na União Europeia (UE), que é considerado o grupo mais dinâmico do planeta.
Os projetos do Mercosul não se limitam somente aos fatores econômicos, englobando temas políticos, sociais e culturais. Exemplo disso foi a assinatura, no dia 06 de dezembro de 2002, do Acordo sobre Residência para os Estados do Mercosul, Bolívia e Chile, que concede o direito à “residência temporária” de até dois anos em todos os países do bloco, podendo ser solicitado o direito de residência permanente. No entanto, o cidadão deve atender a critérios, como, por exemplo, ter certidão negativa de antecedentes criminais.
Portanto, o Mercosul é um bloco muito importante para o desenvolvimento econômico e social do continente, sendo necessária a sua abordagem. Nessa seção, você poderá se inteirar sobre vários aspectos do maior bloco econômico da América do Sul.
Ótima leitura a todos.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Hífen - Acordo Ortográfico


Saiba quando usar e quando não usar.

O hífen, aquele tracinho tão comum nos nossos textos, não é um acento, mas sim um sinal diacrítico, ou seja, utilizado sobre/entre algumas letras/palavras para alterar a pronúncia ou o resultado fonético.

O uso do hífen sofreu algumas alterações, a fim de minimizar o problema de algumas pessoas que o têm como um dos motivos para pesadelo na hora de escrever: coloco ou não coloco o bendito tracinho?

Não se apavore, afinal, o novo acordo quis simplificar o uso, tornando-o, de certa forma, mais prático!

Veja nesta seção, de maneira resumida e objetiva, o que mudou no uso do hífen e o que permanece com as novas regras!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Artigos de "Hífen - Acordo Ortográfico"


Granada

Granada
Vista Parcial